Como organizar uma loja para o Natal - Boas Vendas
como organizar uma loja para o Natal

Como organizar uma loja para o Natal

Como organizar uma loja quando se é engolido pela correria do dia-a-dia? Afinal, isto é algo que acontece com muitos lojistas e não poderia ficar fora de pauta aqui no blog.

O Natal é o período do Ano mais esperado pelos varejistas devido ao aumento nas vendas. Mas que acontece também, é que no Natal o fluxo de pessoas aumenta e com a correria do dia-a-dia a organização da sua loja acaba ficando de lado, não é mesmo?

Afinal, este é o momento em que as lojas ficam abertas até mais tarde, com um único objetivo: VENDER MAIS!

Mas para isso aconteça, sua loja precisa estar organizada para que seus clientes consigam encontrar o que procuram. Além disso, esta organização irá otimizar o tempo gasto com uma venda, sua loja se manterá organizada, todos vão encontrar o que procuram e, consequentemente, você irá vender mais!

Você pode estar se perguntando, mas como organizar uma loja no Natal?

É justamente sobre isso que nós vamos falar hoje! Separamos 5 motivos para manter sua loja linda e organizada e 5 dicas super importantes de Como organizar uma loja.

5 Motivos para manter sua loja organizada!

  1. Uma loja que não trabalha a exposição dos seus produtos passa a sensação para os clientes de um local desorganizado, abandonada e que quanto mais rápido ele sair daquele ambiente melhor.
  2. Uma loja bem organizada com uma boa exposição dos produtos, faz com que seus clientes se sintam mais à vontade, acolhido e o principal – ele encontra o produto que procura!
  3. A Desorganização de uma loja passa a sensação de produtos baratos e sem qualidades.
  4. Sem dúvidas, uma loja organizada fará você vender mais.
    1. Mais de 70% das decisões de compras são feitas quando o cliente já está dentro da sua loja. Então, se ela estiver bagunçada esse número tende a cair bruscamente.

Como organizar uma loja para o Natal

1 – Massificação de produtos

A massificação nada mais é do que repetir o mesmo produto várias vezes na exposição. Com isso, conseguimos dar muito mais destaque para ele na prateleira. Massifique sempre produtos com uma alta margem e lucro ou alto giro, que chamarão mais atenção e farão o lojista ganhar mais dinheiro. Também consegue-se o efeito de massificação repetindo produtos diferentes, mas da mesma categoria. Por exemplo, várias canecas ou vários copos-térmicos um ao lado do outro

Como organizar sua loja para natal

2 – Triangulação

A triangulação organiza os produtos de alturas diferentes, fazendo com que o cliente consiga visualizar todos os itens que estão na prateleira. Com essa técnica aplicada você evita que sua prateira passe a sensação de bagunça. Ou seja, deixando-a muito bem organizada, você acaba valorizando ainda mais o produto.

Como organizar sua loja para natal

3 – Separe seus produtos por coleções ou categorias

Tudo vai depender do seu tipo de produto. Por exemplo, se você trabalha com presentes, o ideal é que você opte por separar por coleções. Pois, além de deixar sua loja mais organizada, você consegue aumentar a probabilidade de compra, vendendo e oferecendo seus produtos de acordo com o perfil de cada cliente.

Exemplos:

Linha Luxo: Para a mulher de atitude que chama a atenção por onde passa!

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Linha Deseja: Para a mulher que é apaixonada pela vida e saber correr atrás dos seus sonhos.

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4 – Pontos focais

Os pontos focais são os principais pontos de destaque da loja.Ou seja, são os melhores locais para a exposição de produtos. Portanto, devem ser pensados de maneira estratégica, onde os produtos com maior margem de lucro ou com dificuldade de vendas devem ser expostos.

Pontos focais importantes

Mesão Central: Com os olhos de quem entra na loja, o mesão central é o terceiro ponto focal mais importante. Pois fica um pouco afastado da entrada, já dentro da loja. E assim como nos demais pontos, deve conter produtos importantes para a loja, com uma comunicação especial desenvolvida para ele e os produtos organizados de maneira harmônica.

Como organizar sua loja para natal

Vitrine: é ela o ponto focal principal, onde o cliente tem seu primeiro contato com sua marca e com seus produtos. Deve ser bastante trabalhada para que chame a atenção do cliente, seduza-o e o faça entrar na loja pedindo pelo produto.

5 – Estoque

Esse é um dos primeiros lugares a ficar desorganizado, devido aquele “corre corre” para atender o cliente o mais rápido possível. E qual o resultando disso? O estoque acaba virando uma eterna bagunça, até que chega o momento que ninguém mais encontra nada, consequentemente sua loja pode acabar perdendo muitas vendas por não encontra os produtos que estão perdidos por lá!

Dicas para manter o estoque organizado no Natal:

  • Coloque identificação nas prateleiras
  • Separe seus produtos por Categoria, marca ou linhas
  • Faça uma organização diária antes da abertura da loja ou depois que fechar
  • Tenha um controle efetivo de entradas e saídas de produtos

Leia também: Planilha de controle de estoque para sua loja (Curva ABC)

BAIXE GRÁTIS – Checklist da Organziação

Para você não esquecer nenhum detalhe, nós criamos um checklist completo com os pontos fundamentais para que a organização da sua loja fique impecável. 😉

check list - como organizar uma loja no natal

 

Esperamos que com essas dicas de como organizar uma loja dê um toque especial no seu PDV neste Natal!

Gostou das nossas dicas? Então, deixem seus comentários! 😉