Como criar metas para uma Loja de Roupas - Boas Vendas
Como criar metas para uma Loja de Roupas

Como criar metas para uma Loja de Roupas

Uma das dúvidas frequentes de empreendedores que estão iniciando é como criar metas. Afinal, no começo do negócio não se tem um parâmetro de quanto sua loja vende ou pode vender.

A meta é um mecanismo básico para saber realmente a situação do seu negócio e qual expectativa de crescimento você pode ter em um determinado tempo. Desenvolver meta pode parecer algo complexo, porém seguindo simples passos você pode começar a pensar a sua loja daqui para frente. Isso também vai te orientar sobre qual caminho seguir e a ter um controle maior sobre as entradas e saídas da sua loja.

Então, vamos para o que importa: como criar metas? A resposta vem a seguir!

Como criar metas para uma Loja de Roupas

Para começar, uma meta sólida é aquela que possui validade, mensuração e que seja minimamente tangível. Então, simplesmente apenas dizer “quero vender mais” não é uma meta. “Quero vender 25% a mais que no último ano, a partir das seguintes ações…”, isso sim é uma meta. Tendo isso na cabeça, o próximo passo é uma pequena pesquisa sobre o setor de roupas. Adquira informações sobre como está o crescimento do setor, quais as novas escolhas dos lojistas em momento de crise, qual a porcentagem esperada para o próximo ano e quanto você cresceu.

Avalie também os últimos investimentos realizados sua loja de roupas e compare com o crescimento do último. Assim, você consegue ter uma base de quanto será necessário investir para a nova meta de crescimento. Nesse ponto, é interessante cogitar novas formas de investir: como é possível estimular as vendas, criar novas oportunidades de negócios e englobar mais necessidades do seu cliente. Você pode apostar em uma linha de presentes criativos, por exemplo. Saiba mais aqui!

Uma dica que alguns empresários de grandes lojas varejistas dão é investir em parcelas. Ou seja, não gaste seu orçamento todo de uma vez. Injete seu investimento de forma alternada durante o ano a fim de evitar qualquer aperto em outro momento.

Pronto, agora é aquele ponto que você deve registrar a sua meta para o próximo ano. Baseado na pesquisa de crescimento do mercado e no investimento que você realizou, qual a sua possibilidade de melhoramento? Não esqueça do seguinte detalhe: a sua capacidade de venda e entrega. Portanto, não prometa a você mesmo aquilo que você não pode cumprir, principalmente, não prometa a sua equipe.

Não fruste sua equipe

A meta deve ser tangível, isso motiva seus colaboradores a alcançarem o resultado desejado, a passarem por cima de desafios e contribuírem no crescimento da sua loja. Aliás, as metas auxiliam a equipe a saber qual sua expectativa e nos produtos que merecem foco.

Agora com toda análise de mercado realizada e meta definida, você pode elaborar jeitos de deixar sua equipe engajada para focar no resultado.

Crie um esquema da meta

Meta de 10% a mais de venda comparado ao último ano. Corte a meta em pedaços menores e analise o que também pode ajudar sua loja a vender mais, como por exemplo:

  • Para alcançar esse valor precisaremos reformar a fachada da loja;
  • Apostar em tamanhos maiores de roupas;
  • Contratar um colaborador para cuidar das redes da loja.

Instrua seus colaboradores

Outra dica é auxiliar o colaborador a criar as próprias metas. Por exemplo, em que peça de roupa focar, ou, como abordar um cliente. Deste modo, uma pequena lista de ações para cada colaborador é criada que em um cenário macro auxiliam na meta final. Seja honesto e justo com ele, não infira metas que fogem do escopo dele e incentive ele com promoções internas, caso a meta seja superada.

Ah, e lembre-se que assim como criar metas de vendas é importante, você deve criar metas para todos os setores. Ou seja, sua loja não se resume em apenas saídas de produtos, o bom relacionamento, cadastro de clientes, o estoque e até reformas na estruturas devem fazer parte das metas.

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